6 dicas para usar tons de roxo em casa: veja combinações que vão enaltecer sua decoração
Quer usar tons de roxo na decoração de seu lar? Então, confira aqui dicas infalíveis que vão te ajudar a conquistar um resultado incrível
Está pensando em usar tons de roxo em casa? Esta é uma excelente opção para quem deseja dar cor e vida para diferentes espaços, personalizando-os com muito mais estilo.
No entanto, há quem tenha dificuldade de usar cor na decoração do imóvel. Este é o seu caso? Então, você está no lugar certo! Preparamos uma lista com dicas para usar tons de roxo em casa. Confira e siga as suas preferidas!
1. Combine tons de roxo com branco
Uma das formas mais seguras de usar tons de roxo na decoração é combiná-los com o branco, criando um contraste bonito no ambiente.
Por falar em uso de cores, veja:
Tons pastel na decoração – Como usar?
O branco é uma tonalidade neutra que funciona muito bem com quaisquer tonalidades. Se combiná-lo com um roxo escuro, conseguirá clarear o ambiente, tornando-o mais iluminado.
Caso harmonize um tom de roxo claro, como o lilás, com o branco, terá um ambiente que passa calma e serenidade, bem como uma sensação de delicadeza.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
- 》Como escolher móveis planejados para apartamentos pequenos? Conheça ESSAS soluções para seu lar
- 》6 dicas para aumentar a durabilidade das flores: confira cuidados simples para manter a beleza por mais tempo
- 》6 segredos para a divisão de tarefas domésticas: conheça dicas para ter uma convivência tranquila
Você pode apostar nessa combinação de diferentes formas. Dá, por exemplo, para pintar as paredes de roxo e usar móveis brancos na área. Você também pode apostar em um papel de parede lilás e usar cortinas e tapetes brancos, dica que é perfeita para decorações de salas e quartos.
2. Aposte em tons claros e escuros de roxo
Outra forma segura de usar tons de roxo na decoração é combinar a versão escura com a clara. Desse modo, conseguirá criar um tom sobre tom, com efeito degradê. É uma alternativa interessante, porque evita sobrecarregar o ambiente com somente um tom colorido.
Uma das opções de uso desse combo é em pinturas de parede, começando por um tom mais escuro e finalizando num roxo mais claro. Também dá para usar o roxo escuro na parede e o claro em móveis e acessórios, como capas de almofada.
Se sua ideia for ter um ambiente mais iluminado, aposte no lilás de forma predominante na decoração. Caso queira ter um visual elegante e sofisticado, tons escuros e sóbrios de roxo são as melhores escolhas.
3. Coordene o roxo com tons semelhantes
Está em dúvida sobre como usar o roxo com outras cores igualmente mais aparecidas? Uma forma de garantir um excelente resultado é combinar tons que são semelhantes ao roxo. Dessa maneira, terá um visual mais harmônico.
E quais são os tons coloridos que combinam com o roxo? Um ótimo exemplo é o rosa em suas diferentes nuances, desde o mais claro até o pink e magenta.
Também há a possibilidade de combinar o roxo com tons de azul, pois ambos são cores frias, resultando em uma decoração que acalma, que dá tranquilidade e serenidade.
4. Invista em cores opostas ao roxo no círculo cromático
Existe, ainda, a possibilidade de trabalhar com cores opostas ao roxo no círculo cromático. Elas também são chamadas de cores complementares, pois resultam em um visual mais agradável, mesmo que sejam totalmente diferentes.
Quais são as cores opostas ao roxo no círculo cromático? Depende da nuance! Se for um roxo puro, os tons de amarelo mais queimado são os opostos e ajudam a montar combinações que fogem do óbvio.
Já para um roxo com fundo rosado, os tons de amarelo puro são excelentes alternativas, garantindo um visual fresco e moderno para a decoração.
5. Use o combo roxo e verde
A combinação de roxo com verde é uma escolha perfeita para quem deseja fugir do clássico e do óbvio. Ambas as tonalidades possibilitam criar um visual harmônico, que chama a atenção pela originalidade.
E como usar esse combo de cores? Você pode apostar numa parede roxa e em móveis verdes e vice-versa. Outra forma é usar um papel de parede que tenha esses dois tons.
O segredo é não ter medo de ousar! Se estiver com receio de misturar as duas cores, uma dica que funciona bem é dar prioridade para o roxo na decoração e inserir pequenos elementos verdes no espaço, como plantas.
6. Aposte no roxo com cinza
Quer investir em uma combinação mais segura com o roxo? Neste caso, experimente usá-lo com tons de cinza. Os mais claros dão suavidade para o ambiente, enquanto cinza escuro contribui para ter um espaço elegante e moderno.
Uma alternativa é apostar no cimento queimado, que dará um toque industrial para o espaço, além de um visual um pouco mais rústico.
Dicas para organizar o armário da cozinha de uma forma diferente e ter tudo sempre fácil
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário