REVELAMOS as causas e TRAZEMOS soluções para Folhas Amareladas na Jiboia
Saiba como identificar e resolver problemas de folhas amareladas na jiboia. Dicas de cuidados para manter sua planta saudável e bonita em qualquer ambiente.
Preocupado com folhas amareladas na sua jiboia? Essa planta popular é conhecida por sua resistência, mas mesmo assim, precisa de cuidados adequados.
A jiboia tolera bem a falta de luz e água, sendo ideal para iniciantes. No entanto, quando suas necessidades não são atendidas, as folhas podem amarelar, indicando algum problema.
Vamos te ajudar a identificar as causas e a resolver esses problemas para manter sua jiboia saudável e bonita. Fique com a gente neste texto.
Rega incorreta
Uma das principais causas para uma jiboia com folhas amareladas é a rega irregular e os níveis de umidade no solo, ainda mais se ela é regada com muita frequência.
Sobre isso, você precisa ler: Você está regando demais ou pouco sua plantinha?
Normalmente, para uma planta como a jiboia, a rega deve acontecer apenas quando 50% a 75% do volume do solo estiver seco. Garantir níveis consistentes de umidade para ela evita folhas amarelas.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Tanto o excesso quanto a falta severa de água pode fazer com que a jiboia sofra. Desse modo, se o solo fica muito úmido por um longo tempo, as folhas podem amarelar. E se você não regá-la corretamente, também.
Drenagem insuficiente
Outro causa para as folhas amareladas em sua jiboia é a questão da drenagem: se a água da rega perdurar por mais de 30 minutos no vaso, as raízes da planta podem se afogar.
Por isso, submergi-las pode danificá-las, afinal elas precisam de oxigênio.
Além disso, a drenagem auxilia a planta a se livrar dos sais dos fertilizantes – isso evita que as raízes queimem.
Garanta que o vaso tenha orifícios no fundo. Se o solo drenar com lentidão ou parecer que está retendo a umidade por muito tempo, misture um pouco de perlita, coco ou areia grossa.
Mudanças de luminosidade
A jiboia é uma planta interessante que se adapta a vários tipos de luminosidade, variando desde a luz indireta e brilhante a pouca luz.
No entanto, transições abruptas para baixa iluminação podem provocar o surgimento de folhas amareladas à medida que a planta se ajusta.
Portanto, se sua jiboia está prosperando sob luz forte, uma mudança repentina para pouca luz faz com que ela tenha uma capacidade reduzida em seu processo de fotossíntese e pode não suportar mais todas as suas folhas – logo, algumas vão amarelar e cair.
Para que isso não aconteça, faça uma transição lenta para o novo ambiente, habituando a planta ao longo de uma semana para diminuir gradualmente os níveis de luz.
Seja no quarto, seja na sala, deixar a jiboia distante de uma janela, com pouca luz indireta, deixará as folhas amarelas. A espécie precisa pelo menos de alguma luminosidade!
Deficiência em nutrientes
Além de tudo isso, a jiboia pode sofrer ficar amarelada por causa dos níveis de nutrientes. Elas precisam de um solo bem balanceado para crescer e se desenvolver corretamente.
Assim, procure utilizar adubo (pode ser um comum para plantas domésticas) e veja se a planta se anima.
A fertilização pode ser feita a cada dois ou três meses durante a primavera e o verão. Não há necessidade disso no inverno, já que a planta tende a receber menos luz e passa por um período de dormência.
Doenças e pragas
Da mesma forma como qualquer outra planta, a jiboia pode ser alvo de pragas e doenças, como cochonilhas e ácaros, por exemplo.
Tais infestações podem causar o amarelamento das folhas pelo fato de que esses bichinhos sugam a seiva das folhas – e isso pode ocorrer em um padrão mais manchado e a piora se dá com o tempo.
Para prevenir isso, fertilize e regue-a de maneira regular e conforme a espécie exige. Plantas saudáveis são mais resistentes a problemas.
Por último, você pode limpar as folhas da planta para ajudar na identificação de possíveis infestações.
Folhas amareladas na jiboia são sempre motivo de preocupação?
Na realidade, a presença de algumas folhas amareladas são inevitáveis, pois às vezes isso acontece para dar a oportunidade de crescimento de outra folha em outro lugar.
Por exemplo, se uma das folhas mais velhas de sua jiboia, localizada na parte inferior da copa, amarelar e cair de vez em quando, não se desespere: a planta está ficando velha.
Lembre-se de que algumas variedades de jiboia possuem detalhes de amarelo nas folhas, o que não é sinal de doença, nem nada – é apenas característica marcante!
Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário