Por que os gatos ronronam? Veja principais RAZÕES (curiosas e fofas)
Você já se perguntou por que os gatos ronronam? Provavelmente sabe que esse som relaxante e suave indica contentamento, mas será que é só isso mesmo? Então, se está curioso, explore abaixo algumas das razões por trás do ronronar dos gatos e entenda ainda mais seu melhor amigo. Você vai se surpreender com o que vai descobrir!
Ronronar é uma forma de comunicação
A primeira e mais óbvia razão por que os gatos ronronam é que eles usam esse som como uma forma de comunicação. Desse modo, eles ronronam para se comunicar com outros gatos, com humanos e até com eles mesmos.
Há a intenção de expressar diferentes emoções e necessidades, como:
- Quando estão satisfeitos, confortáveis ou recebendo atenção. Eles também ronronam para demonstrar afeto e confiança.
É o ronronar que você provavelmente já ouviu quando fez um cafuné no seu gato ou quando ele se aninhou no seu colo.
- Quando estão com fome ou querem alguma coisa. Eles ronronam com uma frequência mais alta e misturam o som com miados para chamar a sua atenção.
Esse é o ronronar que você provavelmente já ouviu quando o seu gato pede comida ou brincadeira.
- Quando estão com dor ou desconforto. Eles ronronam com uma frequência mais baixa e de forma mais contínua para se acalmar e se consolar.
Ronronar é uma forma de cura
Ainda, os gatos podem ronronar como uma forma de cura, ou seja, para estimular a regeneração dos seus tecidos e ossos, para aliviar o estresse e para melhorar a sua saúde.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Esses animais tão queridos ronronam com uma frequência entre 25 e 150 Hz, que é a mesma frequência usada em terapias de vibração para tratar lesões em humanos.
Dessa maneira, o ronronar tem vários benefícios, como:
- Cicatrização: acelera o processo de cicatrização de feridas, fraturas e infecções. O ronronar aumenta a produção de colágeno, que é uma proteína essencial para a formação da pele, dos músculos e dos ossos;
- Relaxamento: reduz o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse, e para aumentar o nível de endorfina, sendo o hormônio do prazer. Isso ajuda os gatos a relaxar, a dormir melhor e a lidar com situações adversas;
- Prevenção: fortalece o seu sistema imunológico, regula a sua pressão arterial e previne doenças cardíacas. O ronronar melhora a circulação sanguínea, a oxigenação dos órgãos e a eliminação de toxinas.
Ronronar é uma forma de benefício mútuo
Por fim, o som do ronronar pode ser uma forma de benefício mútuo.
Os gatos ronronam para compartilhar os seus efeitos positivos com outros seres, como outros gatos, humanos e até outros animais. De fato, esse som tem um poder de contagiar e de influenciar o humor e o comportamento de quem está por perto.
Portanto, o animal pode ronronar para:
- Criar laços sociais com outros gatos, especialmente com a sua mãe e os seus irmãos, afinal, esse é um dos primeiros sons que os gatos fazem, logo após o nascimento, para se comunicar com a sua família.
- Sinalizar amizade e submissão com outros gatos;
- Estabelecer uma relação de confiança e de respeito com os humanos. O ronronar é uma forma de os gatos mostrarem que gostam da sua companhia e que não representam uma ameaça.
- Pedir ou agradecer por algo com os humanos;
- Transmitir os seus benefícios de cura para outros animais, inclusive para os humanos, aliviando a dor, a ansiedade e a depressão de quem convive com os gatos;
- Melhorar a qualidade de vida e a longevidade de quem tem contato com os gatos.
Como os gatos ronronam?
Os cientistas demonstraram que os gatos produzem o ronronar através do sinal intermitente dos músculos da laringe e do diafragma.
Agora que você sabe por que os gatos ronronam, espero que isso te ajude a entender melhor o seu amigo felino. E lembre-se que cada gato é único, então preste atenção ao comportamento do seu animal para entender corretamente o que ele está tentando comunicar.
As 5 raças de gatos ideais para a convivência com crianças
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário