Início » Plantando » Como cultivar as orquídeas Cattleya corretamente?

Como cultivar as orquídeas Cattleya corretamente?

Cultivar as orquídeas Cattleya pode ser uma tarefa prática e gratificante, especialmente para os amantes dessas plantas tão charmosas.

Aliás, essas orquídeas são nativas da América do Sul, conhecidas por suas flores exuberantes e cores vibrantes, que variam de branco puro a tons de rosa, roxo e vermelho. Sua fragrância delicada também é um grande atrativo.

Por isso, aproveite para saber como cultivar as orquídeas Cattleya do jeito certo e tenha suas flores sempre lindas como destaque de seu jardim (ou até dentro de casa).

Luz solar adequada

cattleya em vaso

As orquídeas Cattleya adoram luz, mas evite a exposição direta ao sol.

Nesse sentido, uma janela com luz indireta ou um local com luminosidade filtrada é ideal. Você pode apostar numa cortina de tecido leve como proteção na janela para garantir essa iluminação.

Substrato

O substrato é vital para o crescimento saudável das orquídeas. E essa informação é crucial para sua Cattleya! 



Opte por uma mistura de casca de pinheiro, carvão vegetal e perlita para garantir uma drenagem eficaz e fornecer os nutrientes necessários.

Temperatura e umidade controladas

Como toda orquídea, as Cattleyas dão preferência por climas quentes e úmidos durante o dia, mas preferem temperaturas ligeiramente mais baixas à noite.

Além disso, mantenha a umidade ao redor de 50-70% e a temperatura entre 20°C e 25°C.

Regas e fertilização

flores de orquídea do gênero Cattleya

Um detalhe de muita atenção na hora de cultivar as orquídeas Cattleya está na irrigação, pois você deve evitar encharcar suas raízes.

Ou seja, a regra geral é regar quando o substrato estiver quase seco. Excesso de água pode causar vários problemas, incluindo podridão de raiz.

Inclusive, certifique-se de que o vaso tenha um bom sistema de drenagem para evitar o acúmulo de água.

Já quanto à nutrição, a dica é usar um fertilizante balanceado formulado para orquídeas uma vez por mês durante o período de crescimento (primavera e verão). Reduza a frequência de fertilização durante o outono e o inverno, quando a planta está em repouso.

É necessário fazer poda?

Recomenda-se que sim, principalmente para remover flores murchas e hastes após a floração.

Assim, você é capaz de incentivar o crescimento saudável de sua orquídea e ainda favorecer novas florações. Lembre-se de fazer a poda com cuidado, ok?

E quanto a troca de vaso?

As orquídeas Cattleya não precisam de uma troca de vaso com frequência, entretanto, atente-se aos sinais para transplantar sua plantinha: as raízes começam a sair do vaso ou há degradação do substrato.

Caso tenha que fazer a troca de vaso, procure fazer após a floração, está bem?

Dicas extras para cultivar orquídeas Cattleya

vaso com orquídea branca Cattleya
  • Certifique-se que suas orquídeas tenham um ambiente livre de correntes de ar, pois elas são sensíveis a mudanças drásticas de temperatura;
  • Para iniciantes, escolher Cattleyas com flores menores pode ser mais fácil de cuidar e pode resultar em sucesso mais rápido;
  • Não ignore o poder da umidade. Colocar uma bandeja com água perto das orquídeas ou usar um umidificador pode imitar as condições naturais de seu habitat.

De fato, cada planta é única e pode exigir ajustes em suas condições de cultivo. Com paciência e as dicas certas, você estará no caminho para desfrutar de belas flores em sua casa.


Plantas que são fáceis de cuidar – as mais indicadas para pais de plantas iniciantes

» Veja dicas exclusivas para sua casa

Editora do CazaModerna.com.br, BellezaModerna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.