Como podar lavanda? Passos (+ período certo de fazer)
Podar lavanda do jeito certo é garantir que sua planta cresça de forma exuberante e saudável.
Esse é um processo relativamente fácil que conta com passos essenciais para que essa planta versátil continue encantando seu ambiente interno ou externo.
Por isso, aprenda abaixo como podar lavanda corretamente e descubra qual é o momento certo para fazer isso, além de outras dicas importantes. Lembre-se de usar luvas de jardinagem para proteger suas mãos e use uma tesoura de poda afiada, ok?
Como podar lavanda?
O processo de muda começa entendendo o que cortar no pé de lavanda. Não é simplesmente pegar qualquer galho e passar a tesoura.
Nesse sentido, comece cortando todas as flores gastas da lavanda. Isso não apenas melhora a aparência da planta, mas também direciona a energia para a produção de novos brotos e flores.
Após remover as flores gastas, faça uma poda geral para moldar a lavanda. Corte cerca de um terço do comprimento das hastes. Certifique-se de cortar acima das áreas onde novos brotos estão começando a crescer.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Tente manter a forma natural da lavanda, que é arredondada e compacta.
Técnica de corte
Para garantir que sua lavanda continue crescendo com vitalidade, a técnica de corte deve ser levada em consideração.
Com a tesoura afiada, procure cortar os caules em ângulo, pois isso ajuda a evitar que a água fique parada no corte, reduzindo o risco de apodrecimento, ok?
Lembre-se que a lavanda precisa de algum crescimento para prosperar, então não seja muito agressivo na poda.
Galhos mortos
Inclusive, enquanto estiver podando, verifique se há galhos mortos ou doentes e remova-os. Isso ajudará a manter a planta saudável.
Atenção às pragas e doenças
Recomenda-se verificar regularmente sua lavanda em busca de pragas e doenças. Se você notar algo suspeito em sua planta, procure agir o mais rápido possível.
Caso tenha dúvidas sobre o que está afetando sua lavanda, procure falar com uma loja de jardinagem para encontrar a melhor solução. Ainda, use opções naturais para tratar sua plantinha.
Limpeza da área
Ao terminar a poda, limpe a área ao redor da lavanda, removendo todas as folhas e galhos cortados. Isso ajuda a prevenir o acúmulo de umidade, que pode ser prejudicial à planta.
Momento certo para podar lavanda
Embora muitos considerem isso apenas um detalhe insignificante, saiba que o período certo de poda das plantas diz muito para o seu sucesso.
Portanto, ao podar lavanda – e qualquer outra plantinha de seu jardim ou dentro de casa –, o melhor momento é durante a primavera, assim que você começar a ver os primeiros brotos novos, mas antes que eles se transformem em flores.
Isso ocorre porque a primavera é a estação do ano em que há um crescimento mais ativo das plantas, ou seja, elas se recuperam com mais facilidade dos cortes que serão realizados na poda.
Aliás, evite fazer a poda nos meses de frio, pois as plantinhas entram em estado de dormência.
Dicas úteis
- Regue adequadamente: certifique-se de regar a lavanda de maneira consistente, mas evite o excesso de água, pois ela não tolera solos encharcados;
- Adube com moderação: a lavanda não é exigente quanto à fertilização. Um adubo balanceado uma vez por ano é suficiente;
- Proteja no inverno: durante o inverno, proteja a planta com uma camada de cobertura de palha para evitar danos causados pelo frio excessivo;
- Colha as flores: além da poda, você pode colher as flores de lavanda para uso em arranjos, sachês e óleos essenciais.
Enfim, ao seguir essas dicas, o seu jardim será recompensado com a beleza e o perfume da lavanda em plena floração.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.