Como escolher cor de porcelanato? Veja ESSAS dicas exclusivas para acertar na decoração
Confira dicas preciosas que vão te ajudar a escolher a cor de porcelanato perfeita, garantindo o melhor visual no cômodo
O porcelanato se tornou um dos revestimentos queridinhos de muitos. Não é para menos, já que é resistente a danos e muito versátil, com possibilidade de uso em diferentes ambientes.
Curiosamente, o revestimento está disponível em ampla cartela de cores. Na hora de escolher a ideal, muitos ficam em dúvida. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e veja dicas especiais para escolher a cor de porcelanato perfeita!
Considere o restante da decoração do cômodo
É interessante que a cor do porcelanato combine com o restante da decoração do cômodo, seja ele uma sala, banheiro ou cozinha. Assim, conseguirá um resultado harmônico, de modo a tornar o espaço mais agradável.
Veja também:
Piso vinílico, laminado ou porcelanato?
Se estiver em dúvida, aposte em um porcelanato numa cor neutra, como o branco, preto ou cinza. O motivo disso é simples: trata-se de uma tonalidade que combina facilmente com outras e há um menor risco de enjoar dela.
Tenha em mente o tamanho do cômodo
O tamanho do cômodo é importante, pois cores escuras tendem a diminuir visualmente o espaço. Portanto, não são as melhores escolhas para espaços pequenos.
O que Mais você Gostaria de Saber?
Escolha abaixo:
Já as cores claras dão sensação de amplitude, proporcionando uma impressão de que o cômodo é maior. Logo, são apostas perfeitas para espaços pequenos!
Vale citar que cores claras também refletem melhor a luz. Por isso, ao utilizar um porcelanato branco ou bege tem-se a impressão de que o espaço é mais claro.
Pense na manutenção
Quando se fala em porcelanato, existem cores que são mais fáceis e mais difíceis de limpar, bem como de manter. De maneira geral, sujeiras e manchas se destacam na versão muito clara (branca) ou muito escura (preto).
Se sua intenção for ter uma manutenção mais simples, sem fazer limpezas diárias, o ideal é que opte por tons médios. Inclusive, essa é uma dica perfeita para porcelanatos de cozinha.
Também é uma orientação a seguir se tiver crianças e animais de estimação em casa, pois nesses casos a tendência é que o revestimento fique sujo com maior facilidade.
Combine a cor do piso com a das paredes
Uma boa forma de ter harmonia visual na decoração é combinar a cor do piso com a das paredes. Você pode escolher, por exemplo, cores iguais, de modo a criar um espaço monocromático. Então, dê toques de cor no ambiente por meio dos móveis, acessórios e objetos de decoração.
Se preferir variar na cor, o segredo está em escolher tonalidades contrastantes (preto no piso e branco nas paredes) ou trabalhar com cores semelhantes em ambas as superfícies. Você pode, por exemplo, escolher um piso cinza e usar branco nas paredes ou vice-versa.
Considere diferentes acabamentos
Existem porcelanatos com diferentes acabamentos, o que pode ser uma boa alternativa para seu lar. Uma opção é o que se assemelha à madeira.
Alguns porcelanatos cor de madeira imitam quase que fielmente o material, garantindo um visual muito bonito para o espaço. Esses revestimentos são perfeitos em comparação à madeira natural, pois são mais resistentes a danos.
Por exemplo, se quiser revestir um piso ou parede com madeira, terá de escolher uma tratada e resistente à água. Se não for, o material pode ficar inchado, manchado ou mofado com facilidade. Isso não acontece com porcelanato cor de madeira, por isso vale mais a pena a aquisição.
Além dessa opção, existem alternativas de porcelanato marmorizado, que têm veios que lembram o mármore. Essa é uma boa dica de compra se você gosta da aparência marmorizada, mas a grana está curta para investir em um revestimento de mármore verdadeiro.
Dê uma atenção especial à cor do rejunte
Não é somente a cor do porcelanato que merece sua atenção. Também é importante ter um cuidado especial com a tonalidade do rejunte. De modo geral, cores como o cinza platina, palha e bege são perfeitas para porcelanatos claros.
Já o cinza grafite, preto e marrom combinam melhor com porcelanato escuro. O branco é uma alternativa para revestimentos claros, mas conta com um ponto negativo que precisa ser considerado: fica encardido com maior facilidade.
Se possível, prefira usar porcelanato grande, o que reduz o uso de rejunte para acabamento do piso ou parede. Caso queira um resultado visual de amplitude, aposte no rejunte numa cor próxima ou igual à do porcelanato.
5 truques da minha mãe para limpar o painel ripado e não deixar nenhuma sujeira para trás
» Veja dicas exclusivas para sua casa
Deixe seu comentário